Pensando a Corporeidade na Prática Pedagógica em Educação Física à Luz do Pensamento Complexo

Por: Marcelo de Brito e Renato Bastos João.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.18 - n.3 - 2004

Send to Kindle


Resumo

A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área de educação física. Busca-se, sobretudo no âmbito das idéias, superar a disjunção entre as dimensões que constituem o ser humano, influência advinda do paradigma mecanicista. Tarefa árdua, que em nossa interpretação, ainda não estreitou a relação teoria-prática.Nesse sentido, balizados pelo pensamento complexo de Edgar Morin, nosso intento é a construção de uma pedagogia do movimento que contemple as várias dimensões do ser humano, ou seja, a sua unidade. UNITERMOS: Pensamento complexo; Corporeidade; Paradigma mecanicista; Consciência corporal.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v18n32004/v18p263.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.