Integra

Introdução: O futebol possui como capacidade determinante a velocidade de  deslocamento. Entender suas variações ao acelerar em curtos espaços bem como  alcançar a máxima velocidade em momentos decisivos do jogo é fundamental tanto na  elaboração como no monitoramento do treinamento.

 Objetivo: Nesse sentido, este  estudo objetivou verificar o percentual da máxima velocidade de deslocamento na  capacidade de aceleração em futebolistas profissionais.

Metodologia: Participaram do  estudo, 20 futebolistas profissionais (8 defensores, 7 meio-campistas e 5 atacantes) com 22,15±3,76 anos de idade, 1,78±0,07m de estatura e 73,79±4,71kg de massa corporal.  Para as medidas da velocidade de deslocamento considerou-se as distâncias de 10m  (VEL10m), 30m (VEL30m) e 20 metros com saída lançada (VEL20mLan), excluindo  os 30 metros precedentes ao ponto inicial da coleta do tempo. Para cálculo do percentual  da velocidade máxima (%VELMÁX.) utilizou-se como referência os valores da  VEL20mLan. Para aferição do tempo do deslocamento, utilizou-se o sistema de  fotocélulas Speed Test Fit® e a seguir calculou-se a velocidade das respectivas  distâncias. Após coleta, os dados foram armazenados em banco computacional  produzindo-se informações no plano descritivo (medidas de centralidade e dispersão) e  no inferencial pelo teste ANOVA com modelo de um fator (p<0,05).

 Conclusão: A partir dos dados coletados, apesar de não apresentarem diferença  estatística entre as posições nas diferentes distâncias, verifica-se proximidade entre os  valores nas distâncias analisadas, destacando-se nos 10 m os atacantes com maior  velocidade de deslocamento em relação às demais posições, bem como no percentual da  velocidade máxima. Nos 30m, os valores dos meio-campistas se destacam por  apresentar maior percentual da velocidade máxima, porém com menor valor da  velocidade. Por fim, ao observar os valores de velocidade máxima, os defensores se  destacam por apresentar valores mais elevados que meio-campistas e atacantes.