Percentual de Gordura Corporal em Adolescentes de Curitiba-pr e Região Metropolitana: Dados de Referência Utilizando o Método Lms.

Por: Eduardo Esmanhoto, Leandra Ulbricht e Wagner Luis Ripka.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.5 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Indicadores percentílicos referentes a distribuição da gordura corporal em adolescentes auxiliam profissionais da saúde em um melhor diagnóstico de sobrepeso e obesidade. O objetivo deste estudo foi calcular valores percentílicos para a gordura corporal de adolescentes com idades entre 12-17 anos de Curitiba-PR e região metropolitana formada ao todo por 29 municípios, tendo como método de referência a tecnologia de absorciometria de raios-X de dupla energia (DXA). Após a aplicação dos critérios de inclusão os adolescentes foram coletadas medidas antropométricas de massa corporal e estatura, além da avaliação da composição corporal com auxílio da DXA. A análise estatística teve como base a apresentação de valores percentílicos a partir do método LMS de Cole e Green, onde L representa a curva de assimetria, M a curva da média e S a curva da variação. Foram avaliados 390 meninos. Os valores de percentual de gordura tendem a apresentar um decréscimo entre as idades de 12 (22.8±5.1%) e 16 anos (17.9±2.9%). Além disso, para os percentis superiores: 90th e 97th voltam a crescer na faixa de 17 anos após redução nas idades anteriores. Os parâmetros L, M e S e os percentis criados para percentual de gordura são ferramentas interessantes para análises de tendência e evolução, bem como para que se façam inferências sobre a composição corporal de adolescentes.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372018000500373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.