Percepção de Adolescentes e Adultos Referente à Influência da Mídia Sobre o Estilo de Vida

Por: Carolina de Vargas Nunes Coll, e Tales Costa Amorim.

Revista Brasileira Atividade Física & Saúde - v.15 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a percepção populacional referente à influência da mídia sobreo estilo de vida, analisando quatro fatores comportamentais: atividade física, tabagismo,consumo de álcool e alimentação. Conduziu-se um estudo transversal de base populacional nazona urbana de Pelotas, RS. A amostra foi composta de 2096 indivíduos com 10 anos ou maisde idade. O processo de amostragem foi aleatório por conglomerados. Devido à inexistênciade instrumentos validados para avaliar influência da mídia sobre o estilo de vida, optou-se porutilizar um questionário criado pelos autores. O estudo encontrou alto percentual de respostaspositivas (valor médio de 80%), quando os indivíduos foram questionados se acreditavam quea mídia influenciava no estilo de vida individual. O percentual de relato positivo para lembrançade alguma abordagem midiática com relação à atividade física, tabagismo, consumo deálcool e alimentação também foi elevado (valor médio de 74%). Contudo, uma minoria dosentrevistados relatou ter modifi cado seu comportamento (valor médio de 24%) em consequênciade alguma abordagem midiática. Embora a exposição à mídia tenha sido elevada,uma pequena parcela dos entrevistados referiu ter mudado seu comportamento com base nainfluência da mídia.
 

Endereço: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/705

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.