Percepção da Qualidade de Vida e Funcionalidade em Obesos Candidatos a Cirurgia Bariátrica: Um Estudo Transversal

Por: Ana Paula Soares Carneiro, Aurélio de Melo Barbosa, Geovana Cristina Pacheco Batista, Gustavo Silva de Azevedo, Katryne Holanda Silva, Larissa Battisti e Luila Aluanda Vieira de Farias.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.9 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Traçar perfil funcional e de qualidade de vida (QV) de pacientes obesos mórbidos, submetidos ao Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) atendidos no ambulatório de fisioterapia do Hospital Alberto Rassi (HGG)MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo, composto por 155 obesos. Como instrumentos foram aplicados o questionário de QV Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health (SF36), o Questionário Internacional de Atividade Física (QIAF), a Medida de Independência Funcional (MIF), a Escala Visual Analógica (EVA) de dor e o Medical Research Council (MRC). A análise foi realizada a partir de estatística descritiva e correlações. RESULTADOS: A prevalência foi do sexo feminino, em meia idade, sendo não tabagista, não etilista, sedentários e hipertensos. 118 referem dor durante avaliação, e a região corporal dolorosa mais referida foram ambos os joelhos (n=35). Para o SF-36, os pacientes possuem déficit em capacidade funcional e aspectos físicos com escores abaixo da média. Na MIF, grande parte possui leve limitação de independência funcional. Houve correlações negativas entre idade e QV por capacidade e independência funcional nas atividades básicas de vida diária (ABVD), índice de massa corporal (IMC) e QV por capacidade funcional na amostra estudada. A correlação foi positiva quanto ao MRC em grande parte dos domínios do SF-36. CONCLUSÕES: O estudo indica que a piora da QV está correlacionada com maior IMC, maior idade, redução da força muscular global, dor e leve incapacidade funcional nas ABVD em obesos mórbidos.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/5590

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.