Percepção da Qualidade de Vida e Níveis de Atividade Física em Acadêmicos de Educação Física de Uma Instituição Privada na Cidade de Fortaleza

Por: Ariane Teixeira dos Santos, Durval Glécio Albuquerque e Silva, Francisco Nataniel Macedo Uchôa, Maria Tatiana de Lima Rocha e Thiago Medeiros da Costa Daniele.

Cinergis - v.16 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O estilo de vida dos estudantes universitários envolvem comportamentos que podem comprometer tanto a saúde como a qualidade de vida (QV). Objetivo: verificar a percepção da QV, níveis de atividade física e variáveis antropométricas em graduandos do curso de Educação Física em uma instituição privado na cidade de Fortaleza, Ceará. Método: foram selecionados 122 acadêmicos de ambos os gêneros, este valor referente a 31% do total de matriculados em 2014.2, noite. Utilizou-se como métodos WHOQOL-abreviado para QV, o Questionário Internacional de Atividades Físicas-curto, para os níveis de atividade física e a relação cintura/pescoço e cintura/quadril para as variáveis antropométricas. Resultados: as médias do questionário WHOQOL-abreviado atingiram posição satisfatória, com média para o domínio físico= 27,3±3,6, psicológico= 23,4±2,9 e as relações sociais de 11,8±2,1, já o domínio meio ambiente demostrou perfil mais baixo, com média de 25,8±4,4. O nível de atividades físicas apresentou 6 alunos (4%) como sedentários, 60 (49%) como ativos e 56 (45%) como muito ativos. As medidas antropométricas analisadas não demostraram dados significantes (p=0,91). Considerações finais: observa-se que há uma mudança dos domínios avaliados no decorrer dos semestres, provavelmente em virtude das mudanças laborais que ocorrem com o avançar do curso. Os níveis de atividade física foram satisfatórios associados aos padrões antropométricos reduzidos. Foram encontrados bons resultados em relação aos domínios físicos, psicológico, e relações sociais, indicando boa qualidade de vida, o domínio ambiental apresentou menor numero de escores, bons níveis de atividade física foram encontrados nos alunos, classificando como ativos ou muito ativos.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6110

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.