Percepção de Adultos Mais Velhos Quanto à Participação em Programa de Exercício Físico com Exergames: Estudo Qualitativo

Por: Albertina Bonetti, Alexsander Vieira Guimarães, Aline Rodrigues Barbosa, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello e Vandrize Meneghini.

Ciência & Saúde Coletiva - v.21 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Os exergames, videogames ativos, necessitam do movimento corporal e vêm sendo utilizados como alternativa para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Este estudo qualitativo investigou a percepção de adultos mais velhos quanto à prática de exergames. O grupo focal (GF) foi conduzido após 12 semanas da realização de um programa de exercícios físicos com exergames (50 min., 3dias/semana), utilizando jogos eletrônicos que simulam atividades esportivas (Xbox 360 Kinect Sportstm). Participaram do GF 14 pessoas (55 a 77 anos). Um moderador treinado conduziu o GF, sendo as sessões gravadas em audio e transcritas, posteriormente, para análise. A técnica de análise de conteúdo foi realizada utilizando o software ATLAS.ti® . Os participantes relataram benefícios psicológicos (autoestima, concentração, humor, raciocínio, memória e bem estar), físicos (agilidade e condições físicas) e de interação social (troca de experiências, amizade e competitividade). Quanto às experiências vivenciadas pelo grupo, a inovação, a ludicidade e o estímulo visual foram citados como características dos jogos. A percepção de benefícios com a prática de exergames facilita a adesão ao exercício e aumenta a motivação dos participantes. Palavras-chave Pesquisa qualitativa, Atividade física, Terapia de exposição à realidade virtual

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232016000401033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.