Percepção de Atletas do Rugby em Cadeira de Rodas Sobre os Apoios Recebidos Para a Prática do Esporte Adaptado

Por: Cláudia Maria Simões Martinez, Marco Antônio Guevara Becerra e Mariana Gurian Manzini.

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - v.27 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução

A literatura tem atestado a relevância e influência positiva dos apoios sociais para a promoção e proteção do desenvolvimento humano em suas distintas dimensões.

Objetivo

Identificar a percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado.

Método

Os participantes foram 10 atletas com deficiência física que praticam o rugby em cadeiras de rodas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. As entrevistas foram realizadas individualmente por meio de um roteiro semiestruturado, gravadas e transcritas na íntegra.

Resultados

Observou-se que o primeiro contato com o esporte adaptado ocorreu por meio de amigos, jogadores e treinadores. O apoio mencionado com maior frequência para a prática do esporte adaptado refere-se ao contexto familiar. No contexto esportivo, encontram-se os apoios advindos dos clubes, equipes, staffs, treinador, time, com valorização do espaço para o treino. A motivação para a prática do esporte deu-se por desejos pessoais como busca por melhor qualidade de vida, independência física e desejo de reabilitar-se, bem como possibilidade de se desenvolver no campo pessoal, social e educativo. Os obstáculos para a prática do esporte adaptado centram-se na falta de apoio financeiro e na acessibilidade.

Conclusão

Identificou-se um conjunto de apoios distintos e complementares fundamentais para a prática do rugby, os quais se articulados constituem-se em pontos de uma rede de apoio. Sugerem-se investimentos em ações intersetoriais para incremento da política nacional para a pessoa com deficiência.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2526-89102019000300615&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.