Resumo

Objetivo: comparar a percepção de competência em relação ao nível de atividade física e sexo e os níveis de atividade física e de percepção de competência em relação ao sexo. Método: participaram 184 escolares, sendo 108 do sexo masculino e 76 do sexo feminino, com 11 e 12 anos de idade, oriundos de uma escola da rede púbica de ensino da cidade do Juazeiro do Norte-Ceará. Para avaliar a percepção de competência foi utilizado o questionário The self-perception profile for children (SPPC). Para avaliar o nível de atividade física, utilizou-se o questionário de Florindo e colaboradores. Resultados e considerações finais: não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os meninos e meninas, de acordo com o nível de atividade física e percepção de competência motora. No nível de atividade física semanal foi encontrada diferença estatisticamente significativa favorável ao grupo masculino. A percepção de competência semelhante entre os sexos no presente estudo segue uma tendência da literatura. Informações acerca dessas variáveis são necessárias para melhor planejamento de intervenções que promovam melhoria na percepção de competência e nos níveis de atividade física.

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