Percepção de Gestores do Programa Mais Educação a Respeito das Contribuições do Esporte Para o Desenvolvimento Infanto-juvenil

Por: Bruno Freitas Meireles.

130 páginas. 2015 00/00/0000

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Resumo

Este estudo descreve características de Programas de Educação Integral (PEI) em municípios do estado de São Paulo que aderiram ao Programa Mais Educação (PME), patrocinado pelo governo federal e o perfil de seus gestores além de revelar a visão dos gestores de PEI referentes ao desenvolvimento integral dos alunos por meio do esporte. Os PEI, em sua maioria, ampliam em 3 horas, em média, a jornada escolar dos alunos. As áreas temáticas mais comuns são: “Acompanhamento Pedagógico”, “Artes e Educação Patrimonial” e “Esporte e Lazer”, cujas atividades mais desenvolvidas são: Futsal, Atletismo e Recreação. O estudo tem caráter qualitativo e descritivo, coletou informações por meio de um questionário com 16 questões fechadas e uma questão aberta aplicado a 68 gestores, e a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e a partir da questão como o esporte contribui na formação dos alunos de PEI? foi realizada análise ideográfica para compreensão do discurso individual e da nomotética para uma visão do conjunto. Os resultados mostram que a maioria dos gestores é do sexo feminino, são funcionários públicos efetivos com média de ±6,2 anos de trabalho no município e atuam, em sua maioria, na gestão das secretarias municipais há cerca de 3 anos. O estudo demonstra uma visão ampla dos gestores indicando que compreendem que o esporte contribui no desenvolvimento dos alunos nas diferentes dimensões. Os benefícios mais indicados foram em relação ao desenvolvimento da personalidade (respeito, disciplina e valores), das dimensões físicas (habilidades motoras e capacidades físicas) e das relações sociais (socialização e trabalho em equipe). Já os menos lembrados foram o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento perceptual.

Endereço: http://www.usjt.br/pgedf/conteudo/banco-de-dissertacoes.php?ano=2015

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