Percepção de Pacientes em Hemodiálise Sobre os Benefícios e as Modificações no Comportamento Sedentário Após a Participação em Um Programa de Exercícios Físicos.

Por: , Aline Rodrigues Barbosa, Moane Marchesana e Rodrigo de Rosso Krug.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de pacientes em hemodiálise (HD) participantes de um programa de exercícios físicos quanto à rotina clínica, à mudança no comportamento sedentário e aos benefícios da intervenção. Dezoito pacientes foram inseridos no programa de exercícios físicos, feito durante as sessões de HD (três vezes por semana), por 17 semanas. Foi usada entrevista semiestruturada, transcrita e avaliada pela análise de conteúdo. Os pacientes relataram aumento da força, disposição e capacidade cardiopulmonar, diminuição das câimbras e melhoria do sono. Após o programa de exercícios físicos, muitos pacientes evidenciaram benefícios físicos e psicológicos, além de modificar alguns hábitos que caracterizavam o comportamento sedentário.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000300314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.