Percepção Docente Sobre o Projeto Residência Pedagógica: o Ballet e Suas Possibilidades na Educação Infantil

Por: Francisca Franciely Veloso de Almeida e Idaiane de Souza.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Este estudo é um recorte de trabalho de conclusão de curso em andamento que aborda a vivência do ballet na Educação Infantil através do Projeto Residência Pedagógica. A dança pode refletir os diversos aspectos culturais e pode ser abordada sob inúmeras possibilidades, uma delas de grande importância é a manifestação expressiva do corpo, considerando sempre os aspectos culturais e sociais. Objetivo: Este estudo tem por finalidade mostrar a importância do projeto residência pedagógica na Educação Infantil numa escola Municipal na cidade de Diamantino-MT a qual possui como temática a dança, mais especificamente o Ballet como possibilidade de apropriação corporal das crianças nessa faixa etária. Metodologia: Esta pesquisa qualitativa tem como universo uma Escola Municipal na cidade de Diamantino-MT, especificamente uma turma de Educação Infantil. Como instrumento de coleta de dados será utilizada uma entrevista semiestruturada dirigida ao professor pedagogo da turma e ao coordenador pedagógico da escola, buscando identificar a percepção sobre a utilização do ballet no Projeto Residência Pedagógica. Serão feitas observações no período de dois meses, totalizando oito aulas de recreação referente à Educação Física, com intuito de analisar de que forma as crianças se apropriam dos elementos corporais do ballet. Resultados: Até o momento não foi feita a coleta de dados, apenas a fundamentação teórica. O estudo se torna relevante considerando a baixa incidência de publicação sobre o tema. A presença da dança na escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois proporciona uma diversidade de vivências que leva a descoberta de várias formas de se movimentar, construindo conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Conclusão. Destaca-se a importância do Projeto Residência Pedagógica no espaço escolar pesquisado. Espera-se que o estudo venha contribuir com a temática, destacando o ballet como uma expressão corporal e possibilidade de apropriação pela criança na Educação Infantil.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.