Resumo

A inclusão de novos conteúdos de Lutas na educação física escolar é uma crescente demanda do Colégio Militar de Brasília (CMB)e a diversificação desses conteúdos pode potencialmente incentivar o trato pedagógico de forma holística, contemplando integralmente a abordagem do “Ensino por Competências”.

Objetivo: Realizar um levantamento exploratório acerca da percepção dos alunos do CMB sobre a inserção de novos conteúdos de Lutas na Educação Física Escolar.

Métodos: Este estudo foi do tipo descritivo quantitativo exploratório, em amostragem do tipo censo, com a participação de 1.021 alunos voluntários, de ambos os sexos, idade entre 10 e 18 anos, com aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, no período de julho a dezembro de 2020.

Resultados: As Lutas são as atividades físicas preferidas dos alunos do CMB, quando comparadas as outras atividades físicas elencadas. As modalidades com maior interesse foram: o Krav Maga 30% e Karatê 20%. Os principais objetivos apontados foram: defesa pessoal, promoção da saúde e a participação em competições.

Conclusão: A maioria dos alunos do CMB já participa de escolinhas de Lutas no ambiente externo (espaço não formal de ensino). Contudo, desejam praticar essas modalidades, se ofertadas, no ambiente escolar (espaço formal de ensino). Houve uma maior indicação para a prática das modalidades de Krav Maga, Karatê e Taekwondô. Os interesses evidenciados foram a defesa pessoal, prática de atividade física e a participação em competições. As quais, se oportunizadas irão contemplar integralmente a metodologia do Ensino por Competências.

pdf

Acessar