Resumo

Este estudo pretende investigar a forma pela qual se desenvolve o EPT nos cursos de Educação Física nas Universidades do Paraná, através do envolvimento consciente dos alunos, dos professores e dos dirigentes institucionais. Embora se desenvolvem programas o enfoque EPT desde 1981, até o momento, inexistem estudos sistemáticos sobre a forma segundo a qual esses programas atuam. Foram feitas entrevistas com os professores de Recreação e aplicados questionários para os alunos, professores e dirigentes institucionais envolvidos com as disciplinas Recreação, sob o enfoque EPT, obtendo respostas ás questões do estudo. Quanto ao apoio institucional ao programa de Recreação, sob o enfoque EPT, foi abordada a valorização dos alunos e professores envolvidos com a disciplina Recreação, em termos de participação em seminários, encontros e congressos, incentivo e estímulo à pesquisa, documentação e divulgação dos trabalhos e atividades realizadas, bem como, se os recursos humanos e materiais oferecidos pela instituição são adequados e suficientes para desenvolver o programa. Outra questão investigada foi quanto ao programa da disciplina Recreação, sob o enfoque EPT e as modificações ocorridas no programa, o grau de participação do aluno, a existência de bibliografia e interação aluno-professor-comunidade. Na revisão bibliográfica foram realizadas uma retrospectiva do EPT no Brasil, especificamente no Paraná, uma análise de documentos de apoio do EPT no Brasil e foi estudada a possibilidade de planejamento em EPT. O estudo envolveu o universo de alunos matriculados e freqüentando a disciplina Recreação nas Universidades do Paraná, no primeiro semestre de 1985. Incluiu igualmente a totalidade de professores de Recreação dos cursos de Educação Física, assim como os dirigentes institucionais destas referidas Universidades envolvidas. Tratando-se de um estudo de caráter exploratório, as respostas obtidas foram tratadas com recursos da Estatística Descritiva, onde a freqüência e a percentagem foram utilizadas. Os dados foram apresentados em tabelas e quadros. O envolvimento consciente dos alunos, dos professores e dos dirigentes institucionais levou à conclusão de que existe um apoio positivo da Instituição caracterizado pelo estímulo aos alunos e professores na participação de treinamentos, congressos, encontros e debates científico-culturais. O aluno necessita ser estimulado na produção crítica de trabalhos técnico-científico-culturais sendo necessária, para isto sua auto-integração. Para alcançar seu objetivo básico, o programa de Recreação deve estar integrado por alunos, professores e comunidade. Verificou-se que grande parte dos alunos não têm conhecimento das mudanças pretendidas no programa de Recreação, sob o enfoque EPT, e que todos os elementos devem participar, utilizando-se a experiência e o conhecimento de alunos, professores e comunidade. O programa de Recreação, sob o enfoque EPT, deverá prever uma constante inovação para benefício da comunidade, ao mobilizar, conscientizar e divulgar o EPT em todos os setores e órgãos, como escolas, associações de bairros, clubes, parques, praças etc.

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