Percepção dos Professores em Relação à Diferentes Fatores na Educação Social dos Alunos

Por: Delmir Bittencourt, Reginaldo Ferreira e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A escola não é, atualmente, o local exclusivo da educação e do desenvolvimento das habilidades sociaisda criançae do adolescente, contudo a escola continua sendo o local institucionalmente concebido e planejado para a realização do processo educativo. O objetivo do presente estudo foi analisar as questões ligadas à Escola e Educação Física como agentes responsáveis na transmissão de motivações para a realização de atividades físicas (caminhadas,esporte, dança, ginástica) continuadas, durante a vida. Entende-se que a Escola e todas as disciplinas, mas principalmente, a Educação Física, tem obrigação no processo global de formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. A amostra constituiu-se de duzentos sessenta e oito (n=268) professores de ambos os sexos e diferentes idades, que trabalhavam nas escolas públicas das cidades de Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinvile, todas do estado de Santa Catarina. O questionário foi elaborado tendo como objetivo a caracterização e verificação da percepção de importância da escola, colegas, família, mídia e da educação física no processo de formação de hábitos para a vidaativa. Os resultados mostram que as variáveis escola e família são os mais valorados e fontes que provocam grandes mudanças. Os colegas e professores de educação física são agentes com índices consideráveis em relação à mudanças. O menos valorado foi a mídiae é o de menor influência percebida. Aidade e o sexo dos professores são fatores importantes na percepção.

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