Percepção dos Usuários Sobre o Impacto de Uma Instituição Esportiva-educacional na Comunidade Local e na Sua Qualidade de Vida

Por: Ana Cristina Benvindo, Audrei dos Reis Santos, Cristina Landgraf Lee, Milie Kati Marques Haji e Tatiana Pereira Alves.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Sabe-se da importância das atividades físicas para a qualidade de vida da população e que o acesso facilitado a instituições esportivo-educacionais contribuem para um maior envolvimento com a prática. Assim, centros educacionais localizados em regiões desfavorecidas economicamente podem contribuir para a redução da exclusão social. A pesquisa teve como objeto de estudo o Centro Educacional Unificado Jambeiro localizado na Zona Leste de São Paulo. Constitui-se como ponto de partida a questão "Qual o impacto exercido por instituições públicas na adesão as práticas de atividades físicas e no desenvolvimento da cidadania e estilo de vida saudável?"

Entrevistas, filmagens e fotos compuseram o estudo, sendo avaliadas 60 pessoas (30 homens e 30 mulheres) de diversas faixas etárias e modalidades esportivas. Alguns aspectos analisados foram: o perfil da amostra, as características da prática da atividade física realizada pelos usuários, as mudanças no estilo de vida do participante e a influência no entorno (região). Dentre os diversos resultados destaca-se, após a implantação da instituição, a percepção dos usuários em relação ao aumento no acesso à cultura, à tecnologia, ao esporte e à educação. Por outro lado, foi relatada uma diminuição no vandalismo. Estes resultados foram estatisticamente significantes através do teste qui-quadrado. Não foram observadas, porém, diferenças nestas variáveis quando a amostra foi subdividida em diferentes classes sociais, faixas etárias e sexo. Também não foi observada diferença significativa no consumo de drogas na região. Dentre os efeitos derivados da prática de atividades físicas, destaca-se o bem estar físico e mental, a saúde e a melhora nos relacionamentos sociais. As estatísticas demonstraram que a medida em que a instituição, com objetivos sociais, contribuiu para o aumento do acesso a educação e variáveis relacionadas, como tecnologia, cultura e esporte, ela não contemplou o desenvolvimento de outras variáveis que compõe a comunidade local: criminalidade, geração de empregos e comércio. Os resultados reforçam a importância da implantação de instituições públicas em regiões carentes, pois complementam as variáveis sociais necessárias ao desenvolvimento da cidadania e a melhora da qualidade de vida da população. 

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/78_Anais_p447.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.