Percepção Entre Dirigentes, Atletas e Técnicos Sobre o Projeto Talento Olímpico Paranaense do Período 2012 a 2016 na Modalidade de Atletismo

Por: Bruno Marques Fidelis, Carlos Antonio Izidoro Koch e Layla Mariana Maiante Pinto Antonechen.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.15 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visou analisar a percepção de atletas, treinadores e dirigentes em relação ao Projeto TOP (Talento Olímpico Paranaense). O estudo foi organizado metodologicamente a partir do tipo de pesquisa Quali-Quanti, tendo ainda, caráter descritivo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com roteiro não fixo; um gravador digital e caderno para anotações. Como amostra contou-se com 16 indivíduos, sendo 4 treinadores da modalidade de atletismo que possuem atletas dentro do projeto; 4 dirigentes (2 da Federação de Atletismo do Paraná e 2 dois dirigentes da Secretária de Esporte e Turismo do Paraná) e 8 atletas do Atletismo. A análise dos resultados foi iniciada por meio das leituras de 16 entrevistas transcritas pelo pesquisador, e ao longo dessas leituras foi realizado um processo de categorização de respostas para facilitar sua análise. A partir disso, os dados foram apresentados em tabelas e quadros para melhor compreensão dos resultados. Com a pesquisa constatou-se que as respostas apresentadas pelos atletas são mais simples, e procuram expressar o lado deles, apontando apenas o que interessa no momento, que é garantir a bolsa para as próximas etapas do projeto e receber a quantia em dinheiro que o projeto se comprometeu a fornecer. Conclui-se, portanto, que a percepção dos atletas é diferente em relação a dos Dirigentes e Treinadores, pois encontram-se em uma posição hierárquica distinta, exercendo papéis diferentes um dos outros, entretanto, a percepção dos dirigentes e treinadores são parecidas, os quais chegaram em respostas semelhantes em relação ao TOP no estado.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16324

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.