Resumo

Objetivo:
Verificar a percepção dos pais sobre os benefícios da prática da natação do Programa de Iniciação aos Esportes Especiais (PRO-NIDE) nos aspecto motor e cognitivo.

Métodos e resultados:
A presente pesquisa foi do tipo descritivo de delineamento transversal. A amostra, de conveniência, foi constituída por 21 pais ou responsáveis dos alunos participantes do PRONIDE da Universidade Federal de Pernambuco. Para verificar os benefícios da pratica da natação, foi utilizado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. Foram contabilizados 21 alunos, dentre eles 10 meninos e 11 meninas, dos quais 7 homens dos 10 tiveram suas idade referida com a faixa etária entre 11 e 28 anos, já das 11 meninas, só 7 tiveram suas idade referida com a faixa etária entre 28 e 12 . Nesses alunos, a deficiência foi classificada em intelectual (85,76%), motora (4,75%) ou visual (4,75%), e apenas um questionário não teve essa pergunta respondida (4,75%). Posteriormente foi apurado que dos 10 indivíduos do sexo masculino, 80% apresentaram evolução intelectual e 100% motora; já o resultado referido ao sexo feminino foi que, 81,8% das 11 melhoraram sua capacidade intelectual e 90,9% evoluíram sua habilidade motora. Os resultados mostraram que todos os alunos passaram a se comunicar e interagir socialmente melhor e cerca de 95%, dos alunos, apresentaram melhora na evolução motora. Um alto índice, também, foi observado na evolução intelectual, 81% dos alunos analisados.

Conclusão:
A partir dos resultados obtidos, pode-se observar uma melhora no desenvolvimento da autonomia motora e intelectual e na comunicação dos alunos do PRO-NIDE, revelando a importância deste programa no auxílio do desenvolvimento psicomotor e social dos alunos que apresentaram necessidades especiais.