Percepção da Imagem Corporal de Adultos Após Acidente Vascular Encefálico : Uma Abordagem Psicofísica

Por: Gabriella Ferreira Braga.

2012 31/07/2012

Send to Kindle


Resumo

Existem vários fatores que influenciam na construção e reconstrução da imagem corporal, dentre eles pode-se citar gênero, idade e cultura, assim como uma experiência traumática, ou uma disfunção por alguma deficiência (i.e. perda de um membro), que pode levar a uma possível distorção da própria imagem associando-se a sentimentos sobre incapacidade física e influências sociais sobre aparência. Nesse sentido, a percepção da imagem corporal, por ser um fenômeno multifacetado, sofre modificações a todo instante e influências do ambiente. Porém, detectar precocemente sinais de distorção de imagem corporal requer sensibilidade e complexidade nas avaliações e na escolha do instrumento adequado. O objetivo geral deste estudo foi identificar aspectos perceptivos e afetivos da imagem corporal de indivíduos adultos acometidos por hemiplegia ou hemiparesia, após acidente vascular encefálico (AVE) (GAVE) e de adultos sem deficiência (GSD) em tarefas psicofísicas de estimativa e escolha de dimensões corporais em projeções do próprio corpo na sua forma completa ou bisseccionada. Para tanto, esta pesquisa foi dividida em dois estudos. A ênfase do primeiro estudo, foi implementar a avaliação psicofísica no GSD usando tarefas de percepção de dimensões corporais com tarefas de escolha e estimação de magnitude de imagens inteiras e bisseccionadas, tanto da própria pessoa como de uma pessoa desconhecida. Neste estudo, participaram 9 mulheres e 8 homens adultos sem alterações físicas e neurológicas. No segundo estudo, sob os mesmos procedimentos do primeiro estudo, a meta foi aplicar a avaliação psicofísica da imagem corporal em pessoas com AVE. Para tanto, participaram 11 homens e 4 mulheres acometidos por hemiplegia ou hemiparesia após AVE.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/S9EUFF3YB8AR29J72LG6ETPHCVVR6K7HY2ET59QLTVQG9A6UDM-45969?func=full-set-set&set_number=015306&set_entry=000044&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.