Percepção de Mães de Crianças Deficientes Mentais Acerca das Necessidades Especiais de Seus Filhos Afetados e Delas Próprias.

Por: Teresinha Pavanello Godoy Costa.

170 páginas. 1989

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi o de investigar a percepção que as mães de crianças deficientes apresentam acerca das necessidades de atendimento de seus filhos afetados e das necessidades de atendimento delas próprias. Com o roteiro de entrevistas, préviamente elaborado a partir de seis entrevistas livres, realizamos entrevistas com cinqüenta e duas mães de crianças deficientes mentais, cujos filhos estavam freqüentando uma das seis instituições para deficientes mentais da cidade de Campinas. Após a transcrição das entrevistas, foram organizados quadros demonstrativos dos resultados obtidos, onde apresentamos as categorias de respostas encontradas, com a identificação de mães que responderam a cada questão acompanhadas da respectiva freqüência e porcentagem de ocorrência. Os resultados evidenciam que as mães de deficientes mentais tem percepção clara das variadas necessidades de atendimento de seus filhos afetados. Têm também clara percepção acerca dos atendimentos atualmente recebidos por seus filhos e acerca da necessidade de um melhor atendimento. Também constatamos que as mães de deficientes mentais percebem como necessário atendimento especificado para elas próprias. Segundo suas percepções o atendimento que recebem atualmente não corresponde a suas necessidades e expectativas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2059&listaDetalhes%5B%5D=2059&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.