Resumo

Objetivos:
A escassez de instrumentos válidos, fiáveis e aplicáveis é uma das limitações da investigação na área da atividade física adaptada. São recentes os estudos que investigam os níveis de atividade física no grupo populacional com Esquizofrenia. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi analisar a produção científica dos instrumentos disponíveis para a avaliação subjetiva do nível de atividade física em pacientes com Esquizofrenia.

Métodos e Resultados:
As fontes seleccionadas para a pesquisa bibliográfica foram as bases de dados: PubMed, Scopus e EBSCO, no período de publicações compreendido entre 2005 a 2011, nos idiomas inglês, português e espanhol. Os descritores utilizados foram Esquizofrenia, Actividade Física, Avaliação e Questionários. Os resultados da pesquisa indicaram 11 artigos e 8 questionários, nomeadamente: i) Active Austrália Survey (AAS), ii) Past Week Activity (PWA) iii) Community Healthy Activities Model Program for Seniors (CHAMPS), iv) National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES III), v) Godin Leisure Time Exercise Questionnaire (GLTEQ), vi) Baecke Physical Activity Questionnaire (BPAQ), vii) Yale Physical Activity Survey (YPAS) e, viii) International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). As categorias comuns encontradas entre os questionários foram: Tipo de Actividade, Duração, Frequência, Intensidade e Período de Realização da Actividade.

Conclusão:
O IPAQ foi o questionário mais utilizado nos estudos analisados estando presente em três dos mesmos. Foi o único questionário a ser validado para o uso em pacientes com Esquizofrenia, sendo identificado como de fácil acesso e com versões traduzidas em vários idiomas.