Resumo

Objetivos:
O objetivo do estudo foi identificar como mulheres participantes de um programa de emagrecimento avaliam sua qualidade de vida.

Métodos e Resultados:
O estudo foi realizado com 30 voluntárias, participantes do Programa “Emagreça Feliz”, desenvolvido pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício e Saúde da UNESC. Na amostra, 10 mulheres eram praticantes de hidroginástica, e 20 de caminhada orientada, com idade média de 49,40 e 51,80 anos, respectivamente. Os grupos realizavam exercícios físicos 3 vezes semanais, com intensidade de 50-70% da FC Reserva e duração de 60 minutos. Na avaliação foi utilizado o questionário WHOQOL-bref, que expressa resultados dos componentes físicos, psicológicos, sociais e ambientais. Para cálculo dos resultados foi utilizada as normas do questionário e estatística descritiva com média e desvio padrão pelo programa Excel, Office 2007. O grupo da hidroginástica apresentou melhores índices, com resultados de 79,56+5,95 para a qualidade de vida geral classificando-a como Boa, enquanto o grupo da caminhada obteve 72,75+5,93 classificada como Um Pouco Boa. No grupo da hidroginástica o componente melhor avaliado foi o Social com 87,50+9,00 e na caminhada foi o Físico com 78,04+10,76. Em ambos os grupos o componente Ambiental teve os menores resultados com 73,13+7,54 para hidroginástica e 65,47+8,45 na caminhada.

Conclusão:
A Qualidade de Vida das mulheres ficou classificada na maioria dos seus componentes como Boa, com escores maiores para o grupo da hidroginástica. Identificar mais especificamente os fatores que interferem na qualidade de vida das participantes pode contribuir para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas com os grupos.