Percepção da Qualidade de Vida no Trabalho Ao Longo da Carreira Docente

Por: Adriano Ferreti Borgatto, e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.10 - n.4 - 2008

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Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a associação entre Qualidade de Vida no Trabalho Docente (QVTD) e os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP) dos professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Santa Catarina. A amostra foi constituída por 580 docentes de diferentes regiões do estado, sendo 265 do sexo masculino e 315 do sexo feminino. Na coleta de dados, foram utilizados o QVT-PEF para avaliar a QVTD e os anos de docência para estabelecer o CDP. A análise de regressão logística multinomial foi empregada para determinar as razões de prevalência e o teste da razão de verossimilhança para verificar se as associações foram significativas (p<0,05), contidos no pacote estatístico SPSS, versão 11.0. Os resultados demonstraram os menores níveis de satisfação entre os professores nas dimensões “Remuneração e compensação”, “Condições de trabalho”, “Integração social na vida no trabalho” e “Trabalho e espaço total de vida”. A elevada associação entre algumas dimensões da QVTD com o CDP revelou que, com o passar dos anos de docência, os professores tendem a ficar menos satisfeitos com a autonomia no trabalho, salários e condições de trabalho, o que pode ter influenciado na avaliação do computo geral da QVTD.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2008v10n4p372

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