Percepção e Satisfação Corporal em Relação Ao Exercício Físico

Por: Elionara Palmira Aparecida Ceola, Fernanda Letícia Vieira Felizola, Marcela de Almeida Zequinão e Patrícia Helena Matos.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar quais variáveis são as principais responsáveis pelo nível de percepção e satisfação corporal entre participantes fisicamente ativos e participantes fisicamente inativos de ambos os sexos. Foi aplicado o questionário sobre orientação esportiva, que mensurou o perfil sócio antropométrico, o nível de atividade física tanto na infância quanto na fase adulta e o nível de satisfação corporal dos participantes por meio da escala de imagem corporal. Participaram da pesquisa 608 indivíduos, sendo estes homens (n=304) e mulheres (n=304). O processo de seleção da amostra foi por conveniência, através das técnicas snow ball e focus groups. A análise dos dados foi realizada através do programa estatístico SPSS versão 17.0, utilizando recursos da estatística descritiva e inferêncial via os testes t de student e análise de regressão linear e backward. Os resultados mostraram que existem diferenças significativas relacionadas à percepção corporal e a satisfação.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/439.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.