Percepção Subjetiva de Esforço e % da Vmáx Estimada Pelo Custo de Frequência Cardíaca Predizem Limiar Glicêmico em Corredores Recreacionais

Por: Edilberto dos Santos Barros, Eduardo Silva, João Maurício de Oliveira Coelho, Marcelo Magalhães Sales e Ricardo Yukio Asano.

Educação Física em Revista - v.5 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Dentre os métodos existentes para a determinação do Limiar Anaeróbio (LAN), o Limiar Glicêmico (LG) se destaca como um método de baixo custo, porém, o mesmo é caracterizado como um procedimento invasivo. Deste modo, a percepção subjetiva de esforço (PSE) pode ser aplicada como parâmetro não invasivo para a determinação do LG. Além disso, estudos apontam que o LAN parece ocorrer em intensidades próximas a 87% da velocidade de VO2máx (Vmáx).

Objetivo: Verificar em que valor de PSE e em que % da Vmáx estimada pelo Custo de frequencia cardíaca (CFC) ocorre o LG em corredores recreacionais.

Metodologia: 8 corredores recreacionais (30,0±7,0 anos, 1,8±1,6 anos de prática em corrida), foram submetidos a uma sessão experimental, que consistia em aquecimento em esteira ergométrica, no qual foi utilizado para calcular o CFC bem como a velocidade inicial do teste incremental submáximo (TIsubmáx) realizado para a determinação do LG, e após 10 min de recuperação foram submetidos ao TIsubmáx em esteira ergométrica. Teste t pareado foi utilizado para comparar a velocidade de LG e Vmáx estimada pelo CFC, e correlação linear de Pearson foi empregada para verificar o grau de associação entre velocidade de LG, PSE e Vmáx estimada pelo CFC. O nível de significância adotado foi de p<0,05.

Resultados: O LG ocorreu em valores médios de PSE de 12,0±0,5. Além disso, forte e significativa correlação foi observada entre a velocidade de LG e PSE (r=0,74; p<0,05). A intensidade relativa do LG ocorreu a 87% da Vmáx. Ainda, foi também observada uma forte e significativa correlação entre a velocidade de LG e Vmáx (r=0,93; p<0,05).

Conclusão: Tanto a PSE quanto o % da Vmáx estimada pelo CFC parece ser uma boa estratégia para estimar a velocidade de LG.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/1814

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.