Percepção de Sucesso em Jogadoras de Basquete Durante os Jogos Olímpicos de Atenas/ 2004

Por: Félix Guillén, Maurício Bara Filho e Rosaura Sanchéz.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Introdução: os Jogos Olímpicos é um evento diferenciado das demais
grandes competições, pois envolvem atletas de todas as partes do mundo
nas mais diferentes modalidades. Muitas são as variáveis que podem
influenciar no rendimento dos atletas. Considerando as questões relativas
às percepções de sucesso e fracasso que os atletas possuem, diversos são
os fatores que influenciam esta variável como o nível de condicionamento
físico e psicológico, a equipe adversária, a recuperação de lesões, os
resultados anteriores obtidos pela equipe, a importância da competição, o
treinador entre outros (BALAGUER & GUALLAR, 1994). Objetivo: analisar a
percepção de sucesso antes e após duas importantes partidas de basquete
nos Jogos Olímpicos. Metodologia doze jogadoras de uma seleção de
basquete feminino participante dos Jogos Olímpicos de Atenas/ 2004 (idade
médi a 2 6 , 9 2±4 , 3 2 anos ) r e sponde r am 3 q u e s t ioná r ios - Es c a l a de
Expectativa de Execução (EEE), Escala de Expectativa de Resultado (EXR),
Escala de Satisfação com o rendimento (ESR). (SANTOS-ROSA, 2003). As
três escalas variam de de 0 a 100 pontos, sendo a EEE (0= vou realizar a
tarefa muito mal e 100 = vou realizá-la muito bem, EXR (0= quase certo
que perco e 100= quase certa que ganho e ESR (0=Nada satisfeito e 100=
muito satisfeito). As duas primeiras escalas foram respondidas antes das
partidas e a terceira após as mesmas. Resultados: na partida de quartas-definal (derrota da equipe avaliada), observou-se as seguintes pontuações EEE
(70±16,65 pontos), EXR (75,83±19,75 pontos) e ESR(57,5±19,13 pontos)
Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre EEE e
ESR (P<0,01). Conclusões: as jogadoras apresentaram uma grande variação
nos graus de expectativa de execução e de rendimento antes das partidas
(desde as mais negativas até as mais positivas) E o grau de satisfação nas
duas partidas foi baixo. Neste caso específico, isto pode ser explicado a
través da relação com o resultado final dos jogos (derrota em ambos).
Sugere-se avaliar atletas em competições de diferentes níveis, assim como
atletas de distintos níveis de rendimento.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/75_Anais_p403.pdf

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