Percepções de Competência e Desenvolvimento Motor de Meninos e Meninas: Um Estudo Transversal

Por: Nadia Cristina Valentini.

Movimento - v.8 - n.2 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2642/1268

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.