Percepções dos Professores do Desporto Escolar Sobre a Relação Entre o Sector Escolar e o Sector Federado da Região Autónoma da Madeira

Por: Jorge Soares.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.9 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A Lei Quadro do Sistema Desportivo da Região Autónoma da Madeira(5) defende que o desporto escolar deve ser desenvolvido numa relação de articulação com o desporto federado. O estudo seguiu dois objectivos: detectar se os professores envolvidos em cargos no desporto escolar na Madeira também estavam envolvi- dos no sector federado e conhecer as percepções dos mesmos sobre a relação que deve existir entre ambos os sectores. A amostra contabilizou um total de 255 participantes, repre-sentando 98% do universo dos professores do desporto escolar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, cons- truídos a partir do estudo de Correia & Rosado(4) e adaptado à Madeira a partir do seu programa de actividades(7). O trata-mento dos dados fez-se através do SPSS e da técnica não para-métrica de independência do Qui-quadrado (p=0,05). Os resultados identificaram um total de 117 professores (45,9%) envolvidos em cargos no sector federado, sendo o cargo de treinador e a modalidade de futebol, aqueles que maiores percentagens colheram, 73,5% e 30,7%, respectiva-mente. A maioria dos inquiridos (51,8%) acha que deve existir uma relação mais próxima, de articulação e de cooperação entre o sector escolar e o federado, contra 24,7% que acham que não,e 21,2% que optaram por não expressar a sua convicção. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre o grupo dos professores que estavam ligados ao desporto federado e o grupo dos professores que não tinha ligação ao federado (p=0,003). De realçar ainda que dos 124 professores que não estavam envolvidos no sector federado, 54 (43,5%) são a favor de uma relação de proximidade entre ambos os sectores. Em conclusão, os resultados sugerem uma maior articulação e coo-peração entre os sectores escolar e federado.

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.