Percepções e Manifestações do Torcedor Mineiro Sobre o Novo Mineirão

Por: Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Luiz Gustavo Braga Gomes, Marina de Mattos Dantas, Plínio de Almeida Júnior, Priscila Augusta Ferreira Campos e Tiago Felipe da Silva.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Em 3 de fevereiro de 2013, após dois anos fechados devido às reformas para sediar a Copa do Mundo de 2014, o jogo entre Cruzeiro e Atlético, marcou a reabertura do Mineirão e a nova forma de pensar o futebol mineiro. Assim, esse artigo tem por objetivo analisar as percepções e manifestações do torcedor mineiro, no jogo da reinauguração, frente às mudanças ocorridas no estádio. Aplicou-se 55 questionários e fez-se observação participante. Percebe-se que muitos pesquisados concordaram com a reforma e considerou-a boa. Alguns têm dúvida se o novo ethos se constituirá, pois embora achem o ser humano moldável, acreditam que romper com a cultura é muito difícil. Isso pôde ser visto nas manifestações dos torcedores durante o jogo, onde velhos hábitos foram mantidos.


 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5632

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.