Resumo

Projetos esportivos são destacados por contribuir no Desenvolvimento Positivo de Jovens e no desenvolvimento de habilidades para a vida (tais como foco, controle emocional, respeito e responsabilidade). A partir de uma pesquisa-ação, este trabalho divide-se em dois. O primeiro estudo busca analisar o processo inicial de criação e implementação de um projeto de basquetebol baseado no desenvolvimento explícito de habilidades para a vida a partir da percepção de jovens participantes e do treinador. Já o segundo estudo objetiva compreender a percepção de jovens, responsáveis (pais e mães) e professores quanto a influência do projeto esportivo organizado para a transferência de habilidades para a vida. 11 jovens, oito pais e três professores de Educação Física escolar participaram, separadamente, de oito grupos focais. A partir da análise temática conduzida com os dados obtidos, os resultados demonstram os desafios e potencialidades de organizar um projeto sob esta perspectiva bem como sua influência no desenvolvimento dos jovens para a transferência de habilidades para a vida. Reflexões são apresentadas sobre de que maneira a adoção de estratégias implícitas e explícitas podem contribuir no processo desenvolvimento de habilidades para a vida para potencializar a educação e formação dos jovens por meio do esporte.

Acessar