Percurso metodológico

Parte de LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer . páginas 42 - 44

Resumo

A pesquisa que se transformou neste livro caracteriza-se como um estudo eminentemente qualitativo. Esse tipo de estudo, segundo Minayo (1994, p. 22) trabalha com o “(...) universo de significados, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada com estudantes do curso de educação física da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A escolha por esse curso deve-se ao fato de essa instituição estar localizada em uma região privilegiada para a atuação de profissionais no âmbito do lazer. O rio Piracicaba é uma referência na cidade para o lazer da população, além disso, a cidade de Brotas, que está distante a aproximadamente 120 km de Piracicaba, é uma referência nacional para a prática de esportes da natureza. A cidade de Piracicaba está, ainda, próxima a grandes cidades como Campinas e São Paulo, que apresentam grande quantidade de equipamentos de lazer, sendo lugares potenciais para a atuação futura do estudante de educação física.