Percurso Profissional dos Licenciados em Educação Física e Desporto, com Opção de Futebol, Pela Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, Entre 1992 e 2006

Por: Antonio José Serôdio-Fernandes, Carlos Valadar, Jaime Sampaio, José Carlos Leitão, Nuno Leite e Victor Maças.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.9 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objectivo avaliar a inserção profissional dos licenciados em educação física e desporto com opção de futebol, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A amostra foi constituída por licenciados (n=59) que frequentaram a especialização em futebol, entre os anos de 1992 a 2006. Na recolha dos dados utilizámos um questionário, adaptado do Observatório do Percurso Profissional da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A análise estatística, essencialmente descritiva, foi realizada através do SPSS. Com base nas respostas dos licenciados ao questionário (34% do universo), verificámos que os licenciados ingressaram na licenciatura por gosto pessoal e devido às boas expectativas de saídas profissionais. A escolha do futebol esteve relacionada com a possibilidade de trabalhar no “mundo do futebol”. Os licenciados estão empregados em 96.6% dos casos, sendo a grande maioria enquanto professores de educação física. No domínio do futebol, 93.2% dos casos já trabalharam nesta área, mas apenas 3.3% dos casos o fazem exclusivamente neste sector de actividade. Destacamos as funções de treinadores, coordenadores técnicos e Scout’s. O vínculo contratual mais usual é o contrato a prazo, mas muitos fazem-no em regime de prestação de serviços (recibos verdes). Os valores auferidos situam-se entre os 1000 e 1500 euros, nos empregos principais. Nos empregos complementares, os valores situam-se entre os 250 e 500 euros. A grande maioria revelou não pretender fazer estudos de pós graduação, mas quase todos frequentaram ou pretendem frequentar cursos especializados no âmbito do futebol. Concluímos que os licenciados têm uma taxa elevada de empregabilidade. No caso dos licenciados com opção de futebol, na generalidade, exercem funções relacionadas com a sua especialização. No entanto, a baixa remuneração não permite o desempenho destas funções a tempo inteiro.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.9_nr.2_supl.1/1.12.pdf

Tags: ,

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.