Perfil Antropométrico de Crianças e Adolescentes Atendidos Por Unidades Educacionais na Periferia do Município de Londrina-pr

Por: , Patricia Berbel Leme de Almeida e Valter Silva.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.17 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o perfil antropométrico de crianças e adolescentes atendidos em unidades educacionais localizadas na periferia do município de Londrina – PR. Para tanto, foram avaliadas 678 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 14 anos. As variáveis antropométricas estudadas foram peso corporal (P), estatura (A), dobra cutânea tricipital (DCTR) e circunferência de braço (CBR). A partir das variáveis antropométricas foi calculado o índice de massa corporal (IMC); a área muscular do braço (AMB) e a área de gordura do braço (AGB), segundo Frisancho.4 Para verificar as possíveis diferenças entre as variáveis investigadas foi empregada análise de variância por dois fatores (ANOVA two-way). A localização das diferenças foi obtida mediante o teste de post hoc de TUKEY. Os resultados do presente estudo confirmam as informações disponíveis na literatura, ou seja, de acordo com os processos de crescimento e desenvolvimento há um aumento linear com a idade nos valores de peso, estatura, índice de massa corporal e área muscular do braço, em ambos os sexos. Em relação à gordura corporal, analisada através da área de gordura do braço, as meninas apresentaram valores maiores que os meninos em todas as idades estudadas.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/906

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.