Perfil da Aptidão Física Relacionada à Saúde de Universitários da Educação Física Curricular

Por: , , e Patricia Domingos dos Santos.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o perfil da aptidão física relacionada à saúde (AFRS) dos universitários que freqüentam as aulas de Educação Física Curricular (EFC), da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram da amostra 438 alunos (249 homens e 189 mulheres), com idade entre 17 e 29 anos. A bateria de testes incluiu a medida do Índice de Massa Corporal, flexibilidade, resistência e força muscular e de aptidão cardiorrespiratória. A análise foi realizada no programa Statiscal Package for the Social Science versão 11.5, e incluiu estatística descritiva, os testes de Kolmogorov Smirnov, U-Mann-Whitney e do Qui-quadrado (χ²). O nível de significância adotado foi de p<0,05. A variável em que se observou maior proporção de universitários com baixa aptidão, em ambos os sexos, foi a condição cardiorrespiratória. Os homens apresentaram maior prevalência de excesso de peso do que as mulheres, sendo esta diferença estatisticamente significativa. Também maior proporção de homens foi classificada com baixa aptidão na variável flexão e extensão de braços. Nas demais variáveis foi

verificada maior proporção de mulheres com baixa aptidão, sendo observada diferença significativa para o teste
abdominal e na condição cardiorrespiratória. A maior parte dos universitários apresentava dois ou três componentes
da AFRS, considerados em níveis inadequados para a saúde. Estes resultados reforçam a necessidade de implementação de programas que auxiliem na melhoria da AFRS, considerada cada vez mais importante para a saúde das pessoas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3766

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.