Resumo

A venda e o consumo de suplementos nutricionais está cada vez mais inserido
no cotidiano dos praticantes de exercícios físicos, abrindo maior espaço para
que sua comercialização cresça, fazendo com que aumente a freqüência de
consumidores nas lojas de suplementos nutricionais, abrindo com isso um
espaço para pesquisas dentro desta temática. Este estudo tem por objetivo
conhecer dados referentes ao perfil, consumo e freqüência dos consumidores
de lojas de suplementos esportivos. Método: Utilizou-se para elaboração deste
trabalho um questionário semi-estruturado, aplicados em freqüentadores de 7
lojas de Suplementos esportivos do interior de São Paulo. Foram considerados
válidos 95 questionários, onde investigou-se o tempo de uso dos suplementos,
objetivo, fonte de prescrição, gasto mensal com a compra destes produtos,
fonte de indicação para o uso e índice de massa corporal. Foi possível verificar
que 42% dos freqüentadores de lojas de suplementos estão na faixa de idade
entre 21 a 25 anos, 55% é do sexo masculino, 44% do sexo feminino, 1% não
respondeu, 76% praticam musculação, 26% dos consumidores de acordo com
o I.M.C estão desnutridos, 53% possui peso ideal, 18% apresentam sobrepeso,
1% obesidade leve, 2% não responderam, 53% consomem suplementos há
mais de um ano, 52% tem como objetivo aumento de massa, 35% das
prescrições de suplementos foram feitas por professores, 34% das indicações
feitas pelos nutricionistas, 81% já recebeu alguma orientação de um profissional
de nutrição, 26% dos participantes gastam com suplementos em média de
R$150,00 a R$200,00 por mês. Os dados deste trabalho apontam o que a mídia
tem divulgado com freqüência sobre o crescimento no uso de suplementos
esportivos. É preciso que conceitos e informações sobre suplementos
nutricionais sejam disseminados em ambientes, onde encontra-se um grupo
alvo para a utilização, no caso as academias.Mais trabalhos são necessários
dentro desta temática, principalmente aqueles com objetivo de educar
nutricionalmente estes usuários.

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