Perfil e Caracterização Terapêutica dos Pacientes Hipertensos Internados no Hospital Universitário Regional de Maringá–PR

Por: Ciomar A. Bersani Amado, Gisleine Elisa Cavalcante da Silva, Roberto Kenji Nakamura Cuman e Silvana M. Caparroz Assef.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.6 - n.1 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Este estudo foi realizado na Clínica Médica do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), no período de janeiro a julho de 1998, com o objetivo de caracterizar o perfil de pacientes hipertensos internados e a terapia medicamentosa empregada em tais pacientes. Os dados foram obtidos a partir de uma análise retrospectiva dos prontuários. Foram analisados todos os casos de internamentos no período citado, perfazendo um total de 399 casos, dos quais foram selecionados os prontuários de pacientes portadores de doenças cardiovasculares ou com lesões orgânicas causadas pela hipertensão arterial. Os resultados obtidos neste trabalho foram comparados com os da literatura, permitindo, assim, uma avaliação da terapêutica empregada e do perfil dos pacientes hipertensos internados no HUM. Os dados demonstraram que o tratamento medicamentoso associado a outros procedimentos hospitalares foi efetivo, na maioria dos casos, para a redução dos níveis pressóricos desses pacientes. Este estudo foi realizado na Clínica Médica do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), no período de janeiro a julho de 1998, com o objetivo de caracterizar o perfil de pacientes hipertensos internados e a terapia medicamentosa empregada em tais pacientes. Os dados foram obtidos a partir de uma análise retrospectiva dos prontuários. Foram analisados todos os casos de internamentos no período citado, perfazendo um total de 399 casos, dos quais foram selecionados os prontuários de pacientes portadores de doenças cardiovasculares ou com lesões orgânicas causadas pela hipertensão arterial. Os resultados obtidos neste trabalho foram comparados com os da literatura, permitindo, assim, uma avaliação da terapêutica empregada e do perfil dos pacientes hipertensos internados no HUM. Os dados demonstraram que o tratamento medicamentoso associado a outros procedimentos hospitalares foi efetivo, na maioria dos casos, para a redução dos níveis pressóricos desses pacientes. Este estudo foi realizado na Clínica Médica do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), no período de janeiro a julho de 1998, com o objetivo de caracterizar o perfil de pacientes hipertensos internados e a terapia medicamentosa empregada em tais pacientes. Os dados foram obtidos a partir de uma análise retrospectiva dos prontuários. Foram analisados todos os casos de internamentos no período citado, perfazendo um total de 399 casos, dos quais foram selecionados os prontuários de pacientes portadores de doenças cardiovasculares ou com lesões orgânicas causadas pela hipertensão arterial. Os resultados obtidos neste trabalho foram comparados com os da literatura, permitindo, assim, uma avaliação da terapêutica empregada e do perfil dos pacientes hipertensos internados no HUM. Os dados demonstraram que o tratamento medicamentoso associado a outros procedimentos hospitalares foi efetivo, na maioria dos casos, para a redução dos níveis pressóricos desses pacientes.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.