Perfil Cognitivo dos Praticantes de Ginástica Aeróbica em Relação à Saúde,

Por: Carlos Hernan Guerrero Santan.

88 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo definir o perfil cognitivo do indivíduo que procura objetivos relacionados à saúde através da prática da Ginástica Aeróbica (GA) no município de Osasco. Considerando a importância do indivíduo conhecer os benefícios da atividade física em relação à saúde, foi escolhido o modelo de curriculum de Aptidão Pessoal de Steinhard e Stueck, para determinação dos quatro objetivos a serem estudados. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário após uma consulta a 12 peritos em GA, os quais hierarquizaram por ordem de importância os quatro objetivos. Uma vez que os dados obtidos foram usados para fazer inferências sobre a relação entre a variável independente - grau de conhecimento que o indivíduo tem em relação aos objetivos relacionados à saúde - e a variável dependente - procura por aulas de GA -, este trabalho é considerado uma pesquisa descritiva ex-pos-facto. A amostra foi constituída por 200 indivíduos que procuram aulas de GA em 11 academias do município de Osasco. Os resultados apresentaram que os indivíduos possuíam um conhecimento razoável sobre os objetivos relacionados à saúde, sendo que o Controle de Peso (CDP), foi a categoria com porcentagem mais elevada de respostas corretas; em segundo lugar aparecem a categoria Controle de Estresse (CDE); em terceiro lugar a categoria Diminuição do Risco de Doenças Coronarianas (DDC), e por último, com o menor percentual de respostas corretas evidenciou-se a categoria Proteção Contra Desordens Músculo-Esqueléticas (PME). Ficou demonstrado também, que o grau de conhecimento apresentou resultados médios e desvios padrão bastante próximos, em relação às perguntas respondidas corretamente, nas quatro categorias, tanto pelo sexo feminino quanto pelo masculino. Os indivíduos mais velhos situaram-se no nível 3 de conhecimento e especificamente na categoria CDE. Também foi possível demonstrar que os indivíduos, tanto do sexo feminino quanto do masculino, conheciam mais sobre CDP e se situaram no nível 2 de conhecimento. Os dados obtidos determinaram que a faixa etária entre 15 e 17 anos em ambos os sexos, apresentaram o menor percentual de respostas corretas. Na categoria DDC ficou evidenciado que os indivíduos do sexo masculino apresentaram percentuais maiores de conhecimento que os indivíduos do sexo feminino. Os indivíduos entre 35 e 60 anos foram os que apresentaram a percentagem mais alta de conhecimentos na categoria DDC segundo os achados desta pesquisa. Por último, os resultados estabeleceram o perfil daqueles que mais procuraram aulas de GA no município de Osasco: são em sua maioria indivíduos do sexo feminino; estão na faixa etária entre 18 e 25 anos; já tiveram alguma experiência com GA; possuem um grau de instrução secundária, e conhecem razoavelmente os objetivos relacionados à saúde.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1707&listaDetalhes%5B%5D=1707&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.