Resumo


Introdução: na atualidade, a composição corporal em escolares, vem sendo
estudada e discutida com certa freqüência, demonstrando uma forte relação
entre fatores esses fatores e os níveis de atividade física de crianças e
adolescentes. O presente estudo teve como objetivo identificar em qual faixa
etária ocorre o maior incidência em relação ao Índice de Massa Corporal (IMC)
em crianças do sexo masculino das quatro primeiras séries do ensino
fundamental de uma escola da cidade de Taguatinga - DF. Material e métodos:
o estudo assumiu uma característica epidemiológico do tipo descritivo
transversal, abrangendo 739 estudantes, do sexo masculino, na faixa etária dos
7 aos 11 anos, os quais foram submetidos a medidas de massa corporal e
estatura para obtenção do índice da massa corporal (IMC). Para análise dos
resultados os estudantes avaliados foram classificados em quatro categorias:
1) baixo peso; 2) normal; 3) sobrepeso e 4) obeso, e os dados foram
analisados através da estatística descritiva (média e desvio padrão) e o teste "t"
para verificar identificar diferenças entre as idades estudadas. Resultados: os
dados levantados mostraram que: a) categoria baixo peso, alcançou os maiores
resultados percentuais em todas as faixas etárias, exceto aos 7 anos, onde a
categoria normal apresentou incidências de 52.63%; b)em todas as faixas etárias
e em ambos os sexos, a categoria normal apresentou percentuais maiores que
os da categoria sobrepeso; c) aos 10 anos a categoria obesa apresentou-se
mais elevada que a categoria sobrepeso (obesa 6.93% e sobrepeso 5.78%); d)
Os dados relativos as várias faixas etárias apresentaram os seguinte
comportamento: foram verificadas diferenças significantes (p>0,05) entre as
idades de 7 anos e as demais idades (9,10 e 11 anos) como também entre 8
anos e os 10 e 11 anos. Conclusão: pelos dados apresentados concluiu-se que
a maioria da população estudada se situa nas categorias baixo peso e normal,
com b) baixo peso pode ser utilizado como um indicador para a realização de
estudos e implementação de ações que impulsionam a melhoria da qualidade
de vida das famílias envolvidas no estudo, nos hábitos alimentares e nos níveis
de atividades física

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