Perfil do Crescimento Físico de Escolares do Município de Tucunduva/rs

Por: Elis Regina Dalla Costa, Emerson Carraro, Fernando Copetti, Maria da Graça Kolinski, Maria Hahn Gonçalves e Phillip Vilanova Ilha.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O crescimento e desenvolvimento adequados durante a infância são requisitos básicos para uma vida adulta saudável ativa e produtiva. Aintenção deste trabalho foi investigar o crescimento físico dos escolares entre 5 e 10 anos de idade. A amostra foi constituída de 339 crianças (167 masculinos e 171 femininos), sendo 167 crianças pertencentes a Escola São José Operário(A) (34 masculinos e 32 femininos) e 172 crianças pertencentes a Escola David Bortoli(B) (133 masculinos e 139 femininos), do município de Tucunduva/RS. Avaliou-se os escolares de acordo com a adequação estatura/idade e peso/ idade, onde utilizou-se os padrões de referência, NCHS e MARCONDES. Os resultados demostraram que o peso, em ambos os sexos, nas crianças da Escola(A) apresentaram freqüências nos intervalos percentílicos inferiores ao esperados dentro da curva de normalidade, para ambos os padrões de referências, mostrando-se mais acentuado no critério de MARCONDES. Para as crianças da Escola(B) observou-se que as freqüências apresentaram-se acima do esperado para os padrões de referência. Para a estatura, observouse que, em ambos os sexos, as crianças da Escola(A) apresentaram freqüências nos intervalos percentílicos abaixo do esperado, tanto quando observados pelo critério do NCHS quanto de MARCONDES. As crianças da Escola(B) apresentaram freqüências, ligeiramente, acima do esperado para ambos os critérios utilizados. Podemos concluir que existem elevados índices de assimetria nas distribuições de freqüência analisadas, principalmente no critério de MARCONDES, para a Escola São José, o que sugerem a necessidade de se processarem intervenções urgentes e adequadas para tentar corrigir estas distorções.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.