Perfil da Coordenação Motora Global de Crianças Pré-termo Saudáveis Acompanhadas Por Centros de Ensino Especial de Ceilândia-df

Por: Alice Sá Carneiro Ribeiro.

102 páginas. 2011 24/09/2011

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Descrever a coordenação motora global de crianças nascidas pré-termo de 5-6 anos, que participaram, nos primeiros anos de vida, do programa de Educação Precoce dos Centros de Ensino Especial de Ceilândia-DF (CEE). Além disso, verificar diferença da coordenação motora de crianças pré-termo de diferentes sexos; correlacionar os resultados dos testes do KTK com idade gestacional (IG) e peso ao nascimento (PN); e comparar os resultados coordenativos dos grupos de crianças pré-termo (GPT) e a termo (GAT). Métodos: Participaram 57 crianças, sendo 20 nascidas pré-termo (9 meninas e 11 meninos) e 37, a termo (25 meninas e 12 meninos). As crianças pré-termo tinham participado, nos primeiros anos de vida, do programa de Educação Precoce dos CEEs. Utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), composto por 4 tarefas: trave de equilíbrio (EQ), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL) e transferências sobre plataformas (TP). Resultados: 80% (16) das crianças pré-termo apresentaram coordenação normal; 5% (1), coordenação boa; 10% (2), perturbação da coordenação; e 5% (1) insuficiência da coordenação. As meninas apresentaram melhor desempenho que os meninos nas tarefas EQ e SL, e, no resultado da coordenação. Não houve correlação entre os dados analisados. Não houve diferença dos resultados dos GPT e GAT. Conclusão: A maioria das crianças pré-termo apresentou níveis satisfatórios de coordenação. As meninas nascidas pré-termo demonstraram, de forma geral, melhor desempenho coordenativo. A IG e o PN não interferiram nos resultados. Observou-se resultado coordenativo semelhante entre o GPT e o GAT.

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9507

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.