Perfil da Musculatura Extensora Lombar de Trabalhadores Rurais na Atividade Leiteira

Por: Emanueli Broch Orsolin, Giovani Sturmer, Leandro de Moraes Kohl, Niltiane da Veiga Leonardi, Noé Gomes Borges Junior e Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho.

Revista Brasileira de Medicina do Trabalho - v.16 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A atividade leiteira é um sistema de trabalho que envolve diversas tarefas, que vão desde o manejo com o gado, alimentação, ordenha, até o consumo do produto final. A dinamometria isométrica de extensão lombar tem sido descrita como um bom instrumento de avaliação e acompanhamento laboral, sobretudo de populações que exercem muita força para desempenhar suas atividades.
OBJETIVO: Avaliar a força isométrica de extensão lombar de produtores rurais na atividade leiteira.
MÉTODOS: A amostra contou com 47 trabalhadores rurais que exercem atividade leiteira cadastrados na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural/Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural do Rio Grande do Sul, que foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico e testaram a força muscular de extensão lombar por meio de um sistema de dinamometria isométrica.
RESULTADOS: Participaram do estudo 20 homens com idade média de 50,45±9,44 anos e 27 mulheres com idade média de 46,15±7,56 anos. Quanto à força isométrica de extensão lombar, o grupo masculino alcançou 1169±289,96 N e o grupo feminino 571,34±190,36 N.
CONCLUSÃO: Podemos concluir que o perfil da musculatura extensora lombar de trabalhadores rurais na atividade leiteira alcança valores superiores em indivíduos do gênero masculino, o que pode ser atribuído ao fato de homens apresentarem maiores níveis de massa corporal e consequentemente gerarem maior força.

Endereço: http://www.rbmt.org.br/details/308/pt-BR/perfil-da-musculatura-extensora-lombar-de-trabalhadores-rurais-na-atividade-leiteira

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.