Perfil de Estilo de Vida e Respostas Hemodinâmicas (níveis Pressóricos) de Mulheres Idosas com Diagnóstico de Hipertensão Arterial em Atividades de Hidroginástica

Por: Susanna Lopes Galvão.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.6 - n.11 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi de analisar respostas o estilo de vida e as respostas em nível de freqüência cardíaca e pressão arterial do corpo após imersão em água e após exercício de hidroginástica em mulheres idosas hipertensas. A amostra foi intencionalmente selecionada, 10 alunas de hidroginástica, idosas, com diagnóstico de hipertensão arterial. Foi utilizado como instrumento de coleta, questionário de dados pessoais, questionário do estilo de vida e dados da mensuração da Freqüência cardíaca e Pressão Arterial em repouso, após imersão e após exercício. Pode-se constatar com este de que na maioria das mulheres, 90%, teve um aumento na Freqüência Cardíaca após imersão, e 80% teve aumento da Freqüência Cardíaca  após exercício. A Pressão Arterial, na maioria, 70% permaneceu inalterada após imersão e 60%, teve sua pressão inalterada, também após exercício.Através do questionário de Estilo de Vida pode-se concluir que, apesar de constatada a doença, as alunas têm um estilo de vida saudável. Com base nestes resultados pode-se verificar que as aulas de hidroginástica não oferecem perigo para alunas idosas, com diagnóstico de hipertensão.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1403

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.