Resumo

Introdução: A evolução da vida de estudantes universitários pode contribuir para aperfeiçoamento no modo de vida individual. Os compromissos acadêmicos no início do curso, às vezes são diferentes daqueles ao longo da graduação, pois estágios, ocupações formais ou não, convívio familiar, além de trabalhos, provas e expectativas pelo início da carreira profissional podem contribuir para adoção de um estilo de vida positivo e saudável, ou do contrário. E isso ainda pode estar relacionado com o estágio de maturidade do indivíduo independente da idade.Objetivo: Verificar o perfil do estilo de vida (EV) de universitários em diferentes faixas etárias e estágios de desenvolvimento da vida acadêmica. Métodos: Estudo descritivo, exploratório de corte transversal na qual participaram 1401 estudantes universitários respondendo o questionário padronizado Estilo de Vida Fantástico (ARIEZ; REIS; PETROSKI, 2008). O questionário possui 25 questões em escala likert, sendo possível respostas de O a 4 pontos totalizando máximo 10Opts. Quanto mais alto o escore mais saudável e seguro é o EV individual. Resultados: Houve diferença significativa (P<0,05) entre as médias de EV entre universitários das faixas etárias de 29 a 34 anos (63,5±10,9pts.) e 41 a 46 anos (70±9,2pts.). Além disso, observou-se que cerca de 60% de todos os universitários apresentaram EV considerado inadequado (EWOpts.) com discreta diferença entre os níveis percentuais nas faixas etárias acima de 40 e 46 anos (54,5% e 58,3%), sendo a mais elevada prevalência de inadequados foi nas idades de 29 a 34anos (69,5%). No masculino a predominância também indica médias abaixo do seguro/saudável, e, no feminino cerca de 60% das mulheres apresentou EV nessa condição. Houve uma exceção nas universitárias da 

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