Perfil do Frequentador do Aterro do Flamengo -rio de Janeiro

Por: .

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O Aterro do Flamengo, situado na cidade do Rio de Janeiro, é um dos maiores parques urbanos do mundo. Por certo é um importante espaço de lazer para a cidade, destacando-se pela grande área verde e pelas grandes possibilidades que oferece: quadras esportivas (futebol, basquete, vôlei, tênis), praia, bares e quiosques, pistas de caminhada, museu, teatro, entre outras. Mesmo que tal parque receba intervenções constantes da Prefeitura, percebemos estas não partem de uma compreensão do perfil dos seus freqüentadores, nem tampouco de uma articulação reivindicatória de tal grupo. Partindo de um entendimento de que as atividades de lazer podem e devem contribuir para a construção conjunta de uma cidadania plena e da premissa de que este espaço pode ser melhor aproveitado e atendido por propostas de iniciativa do poder público municipal, os objetivos de nosso estudo são: a) desvendar e descrever as diversas manifestações de lazer observáveis no Aterro; e b) analisar o perfil sócio-cultural do
seu freqüentador. Desta forma acreditamos ser possível caracterizar melhor espaço e freqüentador, verificarmos as expectativas dos usuários e identificarmos possibilidades de potencializar o uso deste espaço de lazer. Colheríamos assim indicadores que podem subsidiar tanto as ações da Prefeitura, quanto dos usuários. Para alcance dos objetivos serão utilizados questionários a serem aplicados com os freqüentadores, além de observação participante e registro fotográfico do espaço.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.