Perfil Docente: Análise das Decisões de Planejamento de Professores de Educação Física Estagiários

Por: Carlos Alberto Serrão dos Santos Januario, Francis Natally de Almeida Anacleto, Gustavo da Motta Silva, Janaína da Silva Ferreira e José Henrique.

Revista da Educação Física - UEM (A partir de 2016 continua como Journal of Physical Education) - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.