Integra

Introdução: O projeto de extensão "Escolinha de Lutas", vinculado à Faculdade de Educação Física da Unicamp, é oferecido para crianças com idade entre 3 e 7 anos, buscando a aplicação de procedimentos pedagógicos aplicados às lutas desenvolvidos em estudos de graduação e pós-graduação na FEF-UNICAMP. Neste contexto, as Lutas são tratadas como elemento da cultural corporal e, portanto, conhecimento legítimo da Educação Física, sendo enfatizados não somente o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também a formação integral do aluno a partir de sua convivência com o fenômeno.

 Objetivo: Delimitar o perfil de alunos matriculados, bem como a expectativa de seus responsáveis com a participação destes nas aulas, a fim de estabelecer diretrizes pedagógicas e de proposição de programas semelhantes em outros contextos, que não somente o da extensão universitária. Metodologia: A pesquisa, qualitativa, baseia-se em questionários mistos com possibilidade de múltiplas respostas, traçando perfil dos participantes e apontando as expectativas das famílias dos mesmos, por meio de questões fechadas e abertas. Resultados: As respostas foram categorizadas pelos pesquisadores, tendo por premissa os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social do desenvolvimento humano (GALLAHUE e OZMUN, 2003). Observou-se predominância de interesse dos pais, ao matricular seus filhos na aula de Lutas, em propiciar o desenvolvimento social das crianças, sendo enfatizados aspectos relacionados ao relacionamento humano.

 Conclusão: Os objetivos e expectativas dos pais ao matricular os filhos nas aulas de Lutas, apontados nos questionários, estão relacionados ao desenvolvimento integral das crianças, uma vez que todos os aspectos do desenvolvimento humano destacados pela literatura foram contemplados nas respostas apresentadas, com destaque ao aspecto social. Observamos, ainda, coerência ntre as expectativas dos responsáveis pelas crianças e pelo projeto. Palavras - chaves: Introdução: O projeto de extensão "Escolinha de Lutas", vinculado à Faculdade de Educação Física da Unicamp, é oferecido para crianças com idade entre 3 e 7 anos, buscando a aplicação de procedimentos pedagógicos aplicados às lutas desenvolvidos  em estudos de graduação e pós-graduação na FEF-UNICAMP. Neste contexto, as Lutassão tratadas como elemento da cultural corporal e, portanto, conhecimento legítimo da Educação Física, sendo enfatizados não somente o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também a formação integral do aluno a partir de sua convivência com o fenômeno.  

 Objetivo: Delimitar o perfil de alunos matriculados, bem como a expectativa de seus responsáveis com a participação destes nas aulas, a fim de estabelecer diretrizes pedagógicas e de proposição de programas semelhantes em outros ontextos, que não somente o da extensão universitária. Metodologia: A pesquisa, qualitativa, baseia-se em questionários mistos com possibilidade de múltiplas respostas, traçando perfil dos participantes e apontando as expectativas das famílias dos mesmos, por meio de questões fechadas e abertas. Resultados: As respostas foram categorizadas pelos pesquisadores, tendo por premissa os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social do desenvolvimento humano (GALLAHUE e OZMUN, 2003). Observou-se predominância de interesse dos pais, ao matricular seus filhos na aula de Lutas, em propiciar o desenvolvimento social das crianças, sendo enfatizados aspectos relacionados ao relacionamento humano.

 Conclusão: Os objetivos e expectativas dos pais ao matricular os filhos nas aulas de Lutas, apontados nos questionários, estão relacionados ao desenvolvimento integral das crianças, uma vez que todos os aspectos do desenvolvimento humano destacados pela literatura foram contemplados nas respostas apresentadas, com destaque ao aspecto social. Observamos, ainda, coerência entre as expectativas dos responsáveis pelas crianças e pelo projeto.