Perfil dos Indivíduos Que Iniciam Programas de Exercícios em Academias, Quanto à Composição Corporal e Aos Objetivos em Relação a Faixa Etária e Sexo

Por: Neiva Leite e Ronaldo Domingues Filardo.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.7 - n.2 - 2001

Send to Kindle


Resumo

A busca de melhor qualidade de vida nos últimos anos faz aumentar o número de pessoas preocupadas com a redução do peso corporal. Muitos indivíduos procuram atividades físicas regulares como forma alternativa de tratamento. O objetivo deste estudo foi investigar o perfil dos indivíduos que iniciam programas de exercícios em academias, quanto à composição corporal e aos objetivos em relação à faixa etária e ao sexo. Pesquisa transversal, com amostragem de 90 homens e 89 mulheres, composta por alunos iniciantes de uma academia em Curitiba, avaliados entre agosto de 1998 e setembro de 1999. Para a coleta de dados os alunos preencheram uma ficha que continha objetivos predeterminados. As medidas antropométricas, massa corporal, estatura e dobras cutâneas seguiram as indicações de Wartenweiler et al. (1974). No cálculo da densidade corporal em adultos utilizou-se a fórmula de Petroski (1995) - 4 dobras cutâneas. Para a estimativa do percentual de gordura (%G) em adultos a fórmula de Siri (1961). O tratamento estatístico foi com o teste "t" de Student para grupo independentes. Foram observadas diferenças significativas (p < 0,05), para o índice de massa corporal (IMC) e %G nos homens, e, para %G nas mulheres entre as faixas etárias. Para os indivíduos de 20 a 30 anos, 45,7% dos homens desejam aumentar massa muscular; 54,9% das mulheres esperam reduzir peso. Entre 30 e 40 anos, 35% dos homens desejam redução de peso corporal. Embora 55% das mulheres entre 20 e 30 anos desejem redução de peso corporal, somente 16,9% delas realmente necessitam. Pode-se concluir que o incremento da gordura corporal ocorre em ambos os sexos com o avanço da idade e que a análise dos valores médios de %G e IMC indicam que homens e mulheres têm sua condição de saúde agravada e seus objetivos modificados com a idade.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922001000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.