Perfil dos Praticantes de Caminhada do Município de Marechal Cândido Rondon

Por: Aline Cristiane Livi, Danúbia Lodi, Fabiane Kleinschmidt, Graziane Weyh, Lair José Bersch e Lírio Levandoski Junior.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.5 - n.9 - 2003

Send to Kindle


Resumo

Com a evolução da tecnologia, a modernização fez com que as pessoas trocassem o trabalho manual, para dar espaço às maquinas, onde acabou ocorrendo uma redução no esforço físico do ser humano (POLLOCK & WILMORE, 1993). Devido a isso o ser humano acomodou-se ainda mais, optando por realizar atividades de um modo geral que não exigiam muitos esforços físicos, tornando-o sedentário e pondo em risco a sua saúde (GUEDES & GUEDES, 1995). Para LEITE (1990, p. 5) “a vida sedentária tem sido considerada um dos fatores de risco para a saúde. E a prática regular de exercícios físicos é um fator de proteção contra processos degenerativos no organismo humano”. A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas atualmente, isto devido a sua praticidade. Segundo LIMA (1998), esta atividade é muito simples de ser executada por ser um movimento natural do ser humano, e não exige muito em questão de termos técnicos e equipamentos, o que permite o acesso à maioria das pessoas que buscam uma forma de vida ativa. A caminhada pode ser praticada nas academias, em esteiras, em locais abertos como parques, bosques, pistas de atletismo, ruas, enfim, qualquer lugar plano pode ser considerado um local para a prática da caminhada, tomando sempre os cuidados para que se utilize os acessórios adequados, como por exemplo, um tênis e roupas apropriadas. Considerada uma atividade física aeróbia, a caminhada auxilia a qualidade de vida das pessoas que a praticam regularmente e sistematicamente. PERNISA (1989, p.42) relata que “ao caminhar, a respiração é aumentada, os músculos passam a fazer mais força no sangue, mais nutrientes, mais impulsos nervosos, e o metabolismo entra num ritmo maior. Os resíduos são eliminados rapidamente, as reservas energéticas são gastas e os rins recebem mais sangue filtrado.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/247

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.