Perfil dos Professores de Judô do Estado do Paraná - Brasil

Por: Alexandre Miyaki da Silveira, Douglas Yuji Takeda Violin e .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.16 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil dos professores de judô do Estado do Paraná. Essa pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo de cunho qualitativo. A amostra foi composta por 64 professores de judô do Estado do Paraná. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo e a estatística descritiva (média, percentual e desvio padrão), além de tabelas para apresentação dos resultados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores de judô são homens, graduados ou se graduando em educação física; todos têm um prolongado tempo de prática (28,48 anos) e o principal objetivo com o judô é formar cidadãos. Em conclusão, a prática pedagógica dos senseis do Paraná vem aos poucos se alterando e se aproximando de modelos pedagógicos da educação física contemporânea. Para esses professores, o judô ainda é uma prática educativa, disciplinadora e formadora de caráter. Esse discurso educativo é atualizado ao presente por meio de dispositivos pedagógicos e lúdicos no ensino do judô no Paraná.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18755

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.