Perfil dos Professores e Coordenadores de Natação dos Municípios de Jaraguá do Sul e Joinville

Por: Ana Clara Ceconello e Patricia Esther Fendrich Magri.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.24 - n.251 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Os praticantes de natação buscam por resultados, para os quais os professores necessitam estar preparados e capacitados para poder atuar de maneira que eles sejam conquistados.O presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos professores e coordenadores atuantes na área da natação nas academias/escolas dos municípios de Jaraguá do Sul e Joinville e aspectos da sua formação acadêmica. Foi um estudo de campo, descritivo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas sobre formação acadêmica, cursos realizados, critérios avaliativos utilizados para definição de níveis, uso de bibliografia, entre outros. Participaram do estudo 9 coordenadores e 37 professores que atuam em academias/escolas de natação nas cidades de Jaraguá do Sul e Joinville. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples (frequência e percentual). Os resultados apontam que os coordenadores atuantes são na sua maioria homens (67%) e os professores atuantes são mulheres (65%). Notou-se ainda o empenho na educação continuada, pois 70% citaram ter participado de algum curso complementar, com destaque para Natação Infantil (12%). Conclui-se que conhecer o perfil dos professores e coordenadores é importante para um maior entendimento de suas formações acadêmicas e atuações, podendo este estudo auxiliar futuros acadêmicos no entendimento da realidade da prática docente da natação, além de auxiliar as instituições formadoras a organizarem seus currículos para uma formação de qualidade.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/477

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.